Britânico encontra aranha mortal em cacho de bananas
Em inglês, o artrópode desse gênero é conhecido como "Brazilian wandering spider", e seu veneno pode levar a vítima à morte em até uma hora
Publicado: 22/01/2018, 12:07

Em inglês, o artrópode desse gênero é conhecido como "Brazilian wandering spider", e seu veneno pode levar a vítima à morte em até uma hora
Uma das aranhas mais perigosas do mundo foi encontrada por um britânico em uma rede de supermercados na cidade de Tipton, em West Midlands, no Reino Unido. O britânico Neil Langley, de 53 anos, estava apenas interessado em comprar um cacho de bananas, mas acabou levando para casa uma aranha do gênero Phoneutria, termo este que vem do grego phoneútria, que significa "assassina", comumente avistada nas florestas da América do Sul e na América Central. Ela foi recolhida por uma organização de proteção aos animais.
Segundo o jornal "Daily Mail", Neil apenas percebeu o animal no cacho de bananas que ele comprou no dia seguinte, quando levou as frutas para o Departamento do Trabalho e de Pensões, onde trabalha.
"Eu primeiro vi alguma coisa se movendo pelo canto do olho e não era uma aranha cinza normal que você vê neste país, ela era bem grande. Eu a coloquei em uma sacola plástica e tive uma calorosa conversa com meus colegas sobre o que eu deveria fazer com ela. Nós chegamos a falar até mesmo em colocá-la na privada e dar a descarga!", relatou o homem.
Ainda segundo Neil, a sugestão de chamar representantes dos direitos dos animais foi dada por um dos colegas do trabalho que apoia a causa.
"Por fim, um colega que é apaixonado por animais a colocou em uma caixa de cereais e a entregou para a organização RSPCA, que a levou embora. Deve ter feito uma diferença se comparado aos gatos e cachorros que eles normalmente recolhem", afirmou o britânico.
Em inglês, o artrópode desse gênero é conhecido como "Brazilian wandering spider", que significa algo como "aranha nômade brasileira". No Brasil, porém, é chamado de armadeira, aranha-macaco ou aranha-bananeira. Seu veneno ataca o sistema nervoso e provoca reações como dificuldade para respirar e muita dor no local da picada, que pode levar a vítima à morte em até uma hora.
"Eu fui sortudo por ela não ter andado pela minha casa ou ter parado na minha bolsa de trabalho", disse ao jornal britânico "Daily Mail".
De acordo com o administrador, a organização de defesa aos animais conformou que o gênero da aranha que ele encontrou era uma armadeira, cerca de quatro horas depois.
"Alguns dos efeitos da picada são bastante horrendos. Pode ser mortal, dependendo da sua reação", frisou Neil.
Apesar do susto, ele frisou que não vai desistir de consumir bananas, mas ficará mais atento.
"Contei para o gerente do supermercado e ele prometeu que analisaria a situação. Vou continuar a comprar bananas para meu almoço, mas vou ficar um pouco mais cauteloso quando pegar seis ou sete juntas", disse.
Ele ainda ressaltou que não culpa a rede de supermercados Asda pelo incidente. A empresa ainda não se pronunciou sobre este caso, mas já havia dito anteriormente que episódios como esse são raros.
Informações Extra